Olá Christina Elliza de Duque de Caxias - RJ

Pergunta que centraliza a busca de todo o cristão no que é verdadeiramente o essencial para realizarmos aqui nesta terra. Em Mateus 6, texto que está por trás da sua pergunta, encontramos sentenças de Jesus a respeito do que devemos buscar e praticar em nossa vida: aparecem assuntos como a oração em segredo, o jejum em segredo, o sentido da vida (e o tema da pergunta) sobre a opção e a busca fundamental.

Neste trecho de Mateus capítulo 6, 19-24, se destacam três sentenças importantes para a construção da vida cristã segundo Deus.

  • O acúmulo de riquezas materiais.
  • A luz que deve ter no olho do cristão.
  • Oposição entre servir a Deus e a riqueza.

Jesus quer mostrar aos seus discípulos e seguidores que a vida do cristão não se contrasta com uma vida de compromissos entre exigências humanas de busca da riqueza e exigências divinas. Ou melhor entre interesses humanos e divinos.

Desafios que Jesus propõe a seus discípulos e a nós: Devemos fazer uma opção radical entre tesouros efêmeros desta terra e os tesouros imperecíveis do céu. Entre o viver segundo a luz emanada por Deus ou as trevas vindas do pecado e do mal. Em outras palavras entre Deus e a mamona.

Penso que o que foi dito acima responde o porquê que muitos pregadores e anunciadores do evangelho, abalizam seus discursos, na busca do bem estar financeiro, ou das riquezas. Afirmam muitos pregadores que ser rico é ser abençoado por Deus, independente de que esta busca de riqueza gere para muitos a miséria. Jesus sabia muito bem que a riqueza com facilidade corrompe o coração humano levando a atitude que personaliza o mal e não a vontade divina. Não seria o caso de vivermos na miséria, mas o caso de todos terem o necessário para viver, pois todos somos filhos de Deus. Este desafio vem se estendendo e se adiando desde os tempos de Jesus