Olá Cássia Helena Nunes de Catalão - MG!

Sua pergunta indaga onde está escrito na Bíblia “ovelha gera ovelha”. Não localizamos. O que pode deixar alguma luz na busca desta frase, são textos bíblicos que podemos nos ajudar entender, como sendo um dito popular: “ovelha gera ovelha”, esta é uma verdade na ordem natural das coisas e não existe contestação.

Lendo sobre o assunto me veio em mente em primeiro lugar o texto do Evangelho de João capítulo 10 que fala Jesus como o Bom Pastor.

Pastor segundo o ensinamento de Jesus é alguém que  cuida das ovelhas e procura dar a  elas uma vida abundante, Ele as conhece e se faz conhecido por cada uma delas, mas assim mesmo Jesus frisa bem a sua indignação contra os mercenários, que não são pastores e das quais as ovelhas não são suas, que veem o lobo (inimigo) se aproximando, e as deixa e foge, o lobo então as arrebata com violência e dispersa as ovelhas, e este mercenário foge porque só tem interesses pessoais, trabalha em troca de salários, abandona as ovelhas porque não teve um lucro significativo ao seu favor, não tem responsabilidades com elas porque elas não lhes pertencem.

Neste dito popular “Ovelha gera ovelha, Pastor não gera ovelha”, está escondido uma verdade e a função vai além, pois o verdadeiro Pastor não só as apascenta como também é capaz de dar a sua vida em prol da vida delas, por esta razão Jesus se considerava o Bom Pastor, por ser capaz de dar a sua vida em prol da vida das ovelhas, e todo o pastor capaz de fazer isso se torna um Bom Pastor. Observemos parte do capítulo 10, 11-15, do evangelho de João

“Eu sou o bom Pastor; o bom pastor d’sua vida por suas ovelhas. O mercenário que não é pastor, a quem não pertencem a ovelhas, vê o lobo aproximar-se abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa, porque é mercenário. E não se importa com as ovelhas. (João 10,11-15) Bíblia de Jerusalém.”

Concluindo:

Ovelha gera ovelha, segundo a ordem da natureza e o Pastor não gera ovelha, a sua função é apascentá-las, como também é capaz de dar a sua vida em prol da vida para defende-las e salvá-las, por esta razão Jesus se considerava o Bom Pastor, por ser capaz de dar a sua vida em prol da vida  das ovelhas, e todo o Pastor capaz de fazer isso se torna um Bom Pastor.