Olá Luis Kauvano de São paulo - SP!

Está sua preocupação em buscar uma resposta ou informações sobre o que aconteceu com a Arca da Aliança, todos nós temos. Quem não gostaria de saber onde está a Arca da Aliança, onde ainda poderíamos vê-la. Qual o lugar ou templo em que está depositada. Esta é uma pergunta enigmática em que não encontramos uma resposta convincente.

No texto do livro do Êxodo 25,10, encontramos a descrição de como deveria ser a Tenda e sua mobília. A Arca. Para a arca encontramos a seguinte citação em Êxodo 25,10:

“Farás uma arca de madeira de acácia com dois côvados e meio de comprimento, um côvado e meio de largura e um côvado e meio de altura.11 Tu a cobrirás de ouro por dentro e por fora, e farás sobre ela uma moldura de ouro ao redor. Fundirás para ela quatro argolas de ouro que porás nos quatro cantos da arca....” (Êxodo 21,10-12) Bíblia de Jerusalém.

Nota: 1 côvado equivale a 44 centímetros.

 

A descrição da ARCA DA ALIANÇA

Tamanho da Réplica do Original da Arca da Aliança conforme a descrição da Toráh (Pentateuco) no livro do Êxodo 25,10 com o tamanho extraído direto do original 2,5 côvados de comprimento, 1,5 côvados de largura e 1,5 côvados de altura.

Equivalente no sistema métrico decimal:

  • 1,23 mt de comprimento
  • 74 cm de altura
  • 74 cm de largura.

 

Concluindo:

 A Arca da Aliança se tornou uma legenda. Muitos filmes tentaram criar histórias desta busca com a finalidade de encontrar a Arca. Também grupos organizados tentaram em expedições arqueológicas para encontrar o derradeiro lugar da Arca da Aliança que se encontrava no Templo de Jerusalém.

As últimas notícias que temos é que a Arca da Aliança foi roubada e o Templo saqueado pela X Legião Fretense na conquista de Jerusalém, no ano 70 d.C. e após a conquista foi levada a Roma como “despojo” de guerra. Esta imagem da entrada triunfal em Roma, do general Tito e Vespasiano se encontra esculpida no Arco de Tito em Roma.