Olá Graciele Paixão dos Sanos de Japeri - RJ!

Li sua pergunta sobre carne de porco como alimento. Este assunto carne de porco, comer ou não já abordamos inúmeras vezes, em perguntas que ao portal foram dirigidas.

A verdade é está: poderá ter duas respostas, dependendo para quem fizeres a pergunta.

Primeira resposta: Se perguntares para um rabino, da religião judaica, é evidente que sua resposta será que é proibido comer carne de porco e seus derivados. Sua resposta segue a Lei judaica, e o Antigo Testamento, que especifica no livro do Levítico 11, quais os alimentos puros e impuros.

Existem certos grupos religiosos protestantes que dão muito ênfase ao Antigo Testamento e querem observar normas judaicas, que não são as que Jesus na nova Lei deixou para nós. Assim vemos que constroem, Templos iguais ao Templo de Salomão de Jerusalém,( que para os judeus este templo é único), aparecem personagens chamados de Levitas que usam as mesmas vestes, colocam a arca da Aliança no Templo etc., observando estes fatos entendo o porquê desta dificuldade de compreensão do que é verdadeiro deixado por Cristo.

Segunda resposta: Se perguntares para um sacerdote católico, ou pastores de algumas comunidades protestantes, terás uma resposta positiva. Sim podemos comer carne de porco e seus derivados, tais como, salame, copa, presunto, torresmo, chouriço etc. Este critério é Jesus que nos deixa, quando afirma que não é o que vem de fora para dentro, que torna o homem impuro, mas o que torna o homem impuro é o que tem origem no seu coração. Ver também o incidente com Pedro nos Atos dos Apóstolos 15,14-15:

“Pedro porém, respondeu: “De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa profana e impura!” De novo pela segunda vez, a voz replica: “Não chames impuro o que Deus declarou puro.” (Atos dos Apóstolos 15,14-15) Bíblia de Jerusalém.

Assim deixando de lado sua afirmação imperativa: é proibido comer carne de porco (é uma lei judaica) para os seguidores de Jesus Cristo, nada tem a ver a carne de porco ou o chouriço como proibição. Para nós são normas do passado. Amamos e queremos seguir os ensinamentos de Jesus Cristo que estão nos evangelhos.