Olá Naedson Andrade de São Paulo!

Sua pergunta surge pela quantidade de vezes que aparece nas leituras do Novo Testamento Jesus escolhendo 3 discípulos entre os 12 para o acompanhar. Estes fatos ocorrem em Mateus 17,1 (na transfiguração de Jesus); 26,37 (no Getsêmani); Marcos 5,37 (na ressurreição da filha de Jairo); 13,3 (no discurso escatológico).

Uma razão desta escolha de Jesus vem da importância dos 3 apóstolos (Pedro, Tiago e João) no grupo dos discípulos: Pedro se torna chefe do grupo e dá início a comunidade de Jerusalém, João o discípulo mais novo do grupo se torna discípulo de confiança de Jesus (é chamado o discípulo amado). Na última ceia está ao lado de Jesus com sua cabeça reclinada no peito de Jesus, e nos últimos momentos de Jesus pregado na cruz Jesus entrega sua mãe aos cuidados de João. Que a partir daquele momento a leva para sua casa.

Uma outra razão que tem muita força e parece ser convincente é que em momentos importantes da vida de Jesus acompanharam-no sempre três discípulos para que servissem de testemunhas, conforme o costume judaico. Assim Jesus queria que na transfiguração no Monte Tabor, no sofrimento no Jardim do Getsemâni e na ressurreição da filha de Jairo, em Cafarnaum, estes fatos tivessem testemunhas, para evitar discussões.