Olá Maria Marta da Costa Ferreira de Chapada dos Guimarães - MT

Entendemos que a pergunta trata de uma prática religiosa em que os Judeus observavam como sagrada no sábado dia do Senhor. Conheceremos “a distância do dia de sábado" nos ajuda a entender o que expressa o texto bíblico. Para o dia de sábado encontramos em Josué 3,4 um bonito esclarecimento. Assim diz o texto:

Contudo haja uma distância de cerca de 2.000 mil côvados entre vós e ela” (Bíblia Almeida)

A Bíblia nova versão internacional traduz como “novecentos metros" e a Bíblia de Jerusalém fala em “dois mil côvados”

Se entende em todas estas traduções o desejo de bem informar, mas se referem a distância em que um judeu observante, religioso poderia fazer em dia de sábado.

A segunda parte da pergunta, a compreensão é simples. Não se trata de algo ou norma religiosa e distância para caminhar não está determinado. Segunda Feira é dia de trabalho e se caminha quanto é necessário.

Como Jesus no Novo Testamento, o conflito com os Fariseus foi por vezes violento, pois ele queria que de outra forma se observasse o sábado. Mas os Fariseus foram irredutíveis.

Nos dias atuais, somente os judeus ortodoxos é que observam estas normas. Os cristãos de todas as denominações observam o que Jesus nos pede no Novo Testamento. Não se fala mais quantos passos posso dar em dia de sábado ou na segunda feira.