Olá Marcos Fabio Ananias de São Paulo !

O que significa ser chefe de Sinagoga?

O chefe de Sinagoga no tempo de Jesus era um fariseu instruído na lei e na interpretação da lei e que dirigia o funcionamento das orações e serviços sinagogais exigidos pelo judaísmo. Assim entendemos as competências do chefe da sinagoga: estas  eram a presidência da assembleia, interpretação  da lei (aconteciam no dia do sábado), era o chefe da sinagoga que decidia sobre questões legais, administrando e julgando os fatos controvertidos com justiça, era ele que abençoava os casamentos e também tinha o poder de decretar os divórcios.

Ser chefe da Sinagoga, significava em primeiro lugar ter que zelar pela comunidade dos judeus e com o funcionamento do culto. Sempre era uma pessoa bem quista e estimada por todos. Devido a proeminência de sua posição na comunidade judaica sua presença e trabalho adquiria grande significado, como judeu exemplar e reconhecido. Suas opiniões eram ouvidas e acatadas por todos. Nas suas falas na sinagoga usava da Halaka judaica que descrevia o caminho que todo o judeu temente a Deus deveria seguir.

Consulta:

SAULNIER, Christiane, ROLLAND, Bernard, A palestina no tempo de Jesus, cadernos Bíblicos 27, tradução de José Raimundo Vidigal, 2ª. edição, Paulinas, São Paulo, 1986, pag. 44ss.