Encontramos dois textos que transmitem esse conceito. Podemos citá-los conforme o Evangelho de Lucas, mas a base está em 2Samuel 14, quando o rei sublinha que Deus obserta até mesmo cada fio de cabelo de um seu servo (veja versículo 11).

Em Lucas, nas duas passagens os cabelos são mencionados para dizer que Deus tem sempre a situação sob controle, principalmente quando os discípulos, que testemunham o nome de Deus, são ameaçados e até mesmo colocados diante da morte.

O primeiro texto aparece em Lucas 12, quando Jesus convida os discípulos a falar abertamente e sem temor (veja também Mateus 10,28-31 e Atos 27,34). Assim lemos nos versículos 4-7:

Não tenham medo daqueles que matam o corpo, e depois disso nada mais têm a fazer. Vou mostrar a quem vocês devem temer: tenham medo daquele que, depois de ter matado, tem poder de jogá-los no inferno. Eu lhes digo: é a este que vocês devem temer. Não se vendem cinco pardais por alguns trocados? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo! Vocês valem mais do que muitos pardais.

O segundo texto aparece junto com vários ensinamentos de Jesus, no capítulo 21 de Lucas. O texto está particularmente ligado à coragem do testemunho como cristãos, quando Jesus anuncia as dificuldades pelas quais passarão aqueles que anunciam sua mensagem, as ameças que sofrerão por causa do seu nome: prisão, perseguição, incompreensão na família, etc. Diante dessas ameaças e dificulades, Jesus garante a seus discípulos que Deus estará com eles e diz, em Lucas 21,18-19, que embora odiados por todos,

Não perderão um só fio de cabelo. É permanecendo firmes que vocês irão ganhar a vida!