Olá Lincon do Rio de Janeiro - RJ!

Teria imensa satisfação de responder sua pergunta com confirmação de textos Bíblicos que falam deste feito, “Moisés subiu a montanha e recebeu as duas tábuas da lei, no topo do Monte Sinai”, fato de importância para o povo de Deus a caminho da terra prometida em meio ao deserto. Mas o texto bíblico não colabora, não fala o tempo da subida ao monte. Até que encontramos alguns acenos. Mas simplesmente desta forma “Moises subiu ao monte para encontrar-se com Deus”. (Êxodo 19,30. Em seguida o texto narra: “Moises voltou e convocou as autoridades”. (Êxodo 19, 7).

Em outra passagem do Êxodo 19, 21 “Moises subiu e o Senhor lhe disse...”.

Assim o texto do livro do Êxodo não está preocupado com as horas que levou Moises para subir o Monte Sinai, apenas utiliza o verbo subir ou descer, nada mais. Sua pergunta passa para o mundo das curiosidades e especulações.

Para ilustrar este fato Bíblico da subida de Moises ao Monte Sinai deixo para sua leitura algumas observações que falam do tempo de subida ao monte Sinai, trajeto por mim realizado ou dos grupos de peregrinos que realizam o desejo Bíblico de estar no alto do Monte Sinai,  percorrendo a pé a subida do monte Sinai.

Minha experiência em subir o Monte Sinai em tempos de estudante de Bíblia em Jerusalém

Todos os anos a Faculdade de Arqueologia e Bíblia dos Franciscanos de Jerusalém levam seus novos estudantes para uma visita ao deserto do Negev e ao Monte Sinai. Pernoita-se no convento de Santa Catarina aos pés do Monte Sinai e empreende-se a subida até o alto da Montanha, na madrugada com saída às 2 horas da manhã chegando no alto da montanha em torno das 6 horas. Possibilitando a  oportunidade de apreciar a aurora colorida com o vermelho das montanhas em diferentes matizes.

Como acontece a subida ao Monte Sinai

O Convento de Santa Catarina, localizado aos pés do Monte Sinai, na parte externa possui uma construção que serve de abrigo aos peregrinos que quiserem subir a Montanha. A subida sempre é recomendada de madrugada, para se voltar ainda pela parte da manhã.

Neste abrigo, estão a disposição uns quarenta quartos com 2 camas rusticas cada e possibilidade de se fazer café pela manhã. Assim aconteceu. De madrugada em torno de 1 hs 15  min. levantamos e nos aprontamos para iniciar a subida com o professor guia. Conhecedor do local e que conduziu centenas de grupos até o topo da montanha.

O Monte Sinai e seu significado

O Monte Sinai é uma montanha de granito com uma altitude de 2.285 metros  do nível do mar. Sua localização está ao sul da Península do Sinai. Biblicamente é importante porque foi neste monte que segundo a Bíblia, Moisés recebeu as Tábuas da Lei, com os mandamentos divinos (Ex 31,18).

Subir o Monte Sinai faz parte do sonho dos peregrinos que vão a terra Santa. Trata-se de uma subida árdua que acontece no meio da madrugada, durante aproximadamente 4 horas ou 5 para os que fizerem mais paradas. Recomenda-se fazer o trajeto de madrugada devido ao calor tórrido e desértico  durante o dia.

O caminho de subida é feito através de uma trilha ou se quiser de uma escadaria com 4.000 degraus, e que é chamada de “Sikket Saydna Musa”, que significa, em árabe, “O Caminho de Moisés”.

Chegando ao alto do Monte Sinai se tem uma visão panorâmica de indescritível beleza. Ali no topo foi construída uma pequena capela, chamada de Capela da Santíssima Trindade, utilizada para serviços religiosos.

 Este é o Monte onde Moisés recebeu os 10 Mandamentos, as Tábuas da Lei. Um lugar considerado sagrado para três grandes religiões: o cristianismo, judaísmo e islamismo.

Respondendo a pergunta

Possivelmente Moises levou 4 ou até 5 horas de caminhada para chegar até o topo da montanha sagrada. A nossa experiência mostra um pouco desta realidade. O texto Bíblico não fala sobre o tempo que levou Moises para subir.

Início da subida, às 2h da manhã - Subindo o Monte Sinai

A subida não é muito fácil. São de 4 a 6 horas caminhando pelo Monte por escadarias rusticas e trilhas. E aí você pode perguntar: “Mas até que não é muito tempo, né?”. Os peregrinos de idade avançada, dão um sorriso, mas nada falam, pois o esforço é enorme. Sabemos de peregrinos que passaram muito mal no trajeto de subida e alguns até vieram a falecer.

Revendo a nossa experiência. Foi cansativa, porque a gente não dormiu, a expectativa era enorme, e a cama para dormir era rustica, acordamos no meio da madrugada e deveríamos caminhar em seguida para atingir uma altitude de 2.285 metros e que, no final, ainda teriam 750 degraus para alcançar o topo.

Uma segunda opção de caminho seria de ir pelos degraus que somam a quantia de 4.000 degraus.

Finaliza-se o trajeto depois de 4 ou 5 horas já se formando pequenos grupos, conforme a idade e resistência até chegar no topo da montanha. Entretanto a satisfação e a visão lá do alto compensam a dor e o sofrimento da subida.

Para descer

Tudo foi muito rápido os mais apressados em torne de uma hora e meia os retardatários em torno de duas horas.

 

_____________________

Consulta:

  • ACQUISTAPACE, PAOLO, e outros, Guida Biblica e Turistica dela Terra Santa, Istituto Propaganda Libraria -  Milano, 1970, 520.
  • Papaioannou, Evangelos, The Monastery of St Catherine – Sinai, Edited by  St Catherine’s Monastery, 1976.