Olá Manucho de Maputo - Moçambique!

A dúvida que motivou a pergunta em relação ao nome Felipe, que aparece nos Atos dos apóstolos, exige de quem responde uma leitura atenta e uma localização deste personagem bíblico. Encontramos várias pessoas com o nome Felipe.

  1. Filipe, Rei da Macedônia, pai de Alexandre Magno.
  2. Filipe, filho de Herodes e Cleópatra, tetrarca da Itureia...
  3. Filipe ou Herodes Filipe,  filho de Herodes com Marianne II.
  4. Filipe, um dos discípulos de Jesus.
  5. Filipe um dos 7 diáconos escolhidos pelos apóstolos em Atos 6.

O Felipe que envolve a pergunta é este último, um dos sete diáconos.

Assim para a resposta à sua pergunta dizemos que Felipe não tem nada com os 4 evangelistas. Os evangelistas são Mateus, Marcos, Lucas e João.

Também êle não é o Filipe que foi chamado por Jesus para ser seu discípulo. Existe alguma confusão entre Filipe discípulo de Jesus e Filipe um dos sete diáconos de Atos dos Apóstolos.

 

Como entender esta passagem de Atos 21,8:

“Partimos novamente no dia seguinte em direção a Cesárea. Entrando em casa do evangelista Filipe, que era um dos sete lá ficamos.

A questão é como entender esta passagem “evangelista Filipe”: Para alguns comentaristas existe a explicação. (Conforme La Bibbia, de P. M. Sales, (tradotta sulla volgata com brevi note), Editrice Subalpina, Torino, 1931.

Filipe um dos sete diáconos (Atos 6,5) é chamado de evangelista por causa de seu zelo na pregação do evangelho. Ainda Atos 8,6,12, (o caso de Simão o Mago), 13,26 e ss (Felipe batiza o eunuco etíope)  – Pregação do evangelho na Samaria por Filipe.

Estas passagens dos Atos atestam que Filipe, um dos 7 diáconos passou a ser chamado de evangelista, por causa do seu zelo da difusão do evangelho. Não é o momento de forçar o texto acreditando que ele seja um dos que escreveram o Evangelho.

 

Concluindo:

 Filipe, é simplesmente um dos sete diáconos escolhidos pelos apóstolos para fazer a caridade as viúvas, conforme Atos. Não é discípulo de Jesus e nem evangelista.