Olá Fabiana de São João Nepomuceno - MG!

As diferenças entre os dois apóstolos são inúmeras. Lembro apenas algumas para te animar a conhece-los melhor com a leitura dos Atos dos Apóstolos. Este livro do Novo Testamento que segue os 4 evangelhos, mostra a atividade da Igreja no início. Poderíamos falar em Atos de Pedro e Atos de Paulo (capítulo 9 em diante). Recomendo a leitura para destacar a personalidade  de um e de outro.

 

Algumas diferenças entre Pedro e Paulo

1 - A começar a história do apóstolo Pedro encontramos nas narrativas dos evangelhos. O chamado de Cristo, a Pedro, a  pertença no grupo dos 12 discípulos de Jesus e o seguimento de Jesus. Escolhido como o  líder dos apóstolos por designação do próprio Jesus.

- Paulo nascido em Tarso de família de comerciantes, instruído no judaísmo, fariseus e no início perseguidor dos cristãos comandando um piquete e soldados a busca e prisão dos cristãos. Não pertenceu o grupo dos discípulos, não conheceu Jesus.

2 - Pedro concentrou suas atividades em Jerusalém e somente no final se transfere para Roma

- Paulo foi o apóstolo dos gentios, levou o cristianismo para o mundo pagão.

3 - Pedro, era pescador no mar da Galiléia, tinha pouca instrução.

- Paulo, foi educado na cultura grega, no farisaísmo, conhecedor profundo da lei judaica.

4 - Pedro e Paulo sofreram prisões durante sua atividade missionária.

5 - Ambos foram executados pelos romanos. Pedro crucificado Paulo decapitado.

6 – Pedro era do tipo sanguíneo, defendeu Jesus em sua prisão no Horto das Oliveiras, cortando a orelha do soldado Malco.

 – Paulo tinha o impulso e a determinação de um convertido. Jesus era tudo para ele.

7 - Pedro era de índole conservadora, acreditava numa Igreja onde os cristão continuavam ser circuncidados.

- Paulo é o convertido. Abraçou a causa de Cristo radicalmente. Não admitia mais costumes judeus, como os alimentos impuros, negando circuncisão aos batizandos etc.

8 - Ambos participaram no Concílio de Jerusalém com pontos de vista contrários.

 

Assim poderíamos ir longe elencando as diferenças. Penso que estás já poderão te ajudar para identificar as características de Pedro e Paulo.