Olá Douglas de Aracruz - ES

Para responder sua pregunta, o melhor e citar alguns textos que expressam este sentimento humano do “gritar ou clamar” a Jesus.

Observação:  Afinal quem gritou ou clamou a Jesus? O texto do evangelho responde foram: os discípulos, cegos, mulher, multidão.

Vejamos o texto de Mateus 14, 25:

Os discípulos, porém, vendo que caminhava sobre o mar, ficaram atemorizados e diziam: “é um fantasma!” E gritaram de medo.” (Mateus 14,25-26) Bíblia de Jerusalém.

Outro fato que narra o gritar é o episódio da cura da filha de uma mulher Cananéia:

“Então os discípulos se achegaram até ele e pediram-lhe: “Despede-a, porque vem gritando atrás de nós. (Mateus 15,23) Bíblia de Jerusalém.

O incidente dos dois cegos de Jericó:

Ouvindo que Jesus passava, puseram-se a gritar:” Senhor, filho de Davi, tem compaixão de nós”. A multidão repreendeu-os para que se calassem. Mas eles gritavam ainda mais alto: “Senhor, filho de Davi, tem compaixão de nós!” (Mateus 20,31-32) Bíblia de Jerusalém.

A entrada de Jesus em Jerusalém:

As multidões que o precediam e os que seguiam gritavam: Hosana ao Filho de Davi. (Mateus 21,9) Bíblia de Jerusalém.

Jesus perante Pilatos:

Tornou a dizer-lhes: Mas que mal ele fez? Eles, porém, gritavam com mais veemência seja crucificado!” (Mateus 27,23) Bíblia de Jerusalém

Penso que estas citações bíblicas já possam ajudar-te na resposta.

Utilizei somente o primeiro evangelho, o de Mateus, repassando, penso que existem ainda outras passagens que citam gritar ou clamar nos outros 3 evangelhos.

Deixo um desafio para você, utilizando as indicações desta resposta, para encontrar os dois vocábulos gritar e aclamar nos outros evangelhos. Se é muito pelo menos no evangelho que segue Mateus que é o de Marcos.