Olá José de Castro Gomes de Viçosa - MG!

 

O que devo entender?

Em primeiro lugar o que devemos entender, é que este livro, o Apocalipse, o último da Bíblia pertence a um gênero literário, chamado apocalipse, trazendo no texto muitos elementos vindos da apocalítica judaica, muito usada na época. Faltando este elemento, a compreensão do gênero apocalítico, a leitura do livro ou seu estudo dificilmente será entendido.

Devo entender que o livro quer tornar claro para os cristãos quem é a pessoa de Jesus Cristo. O que Jesus é, para que veio da parte do Pai, e como ele defende a comunidade dos inimigos de Deus.

Devo entender que, o primeiro capítulo faz parte do chamado Prólogo, ou Introdução. Tem início com uma frase que é chave de Leitura: “Revelação de Jesus Cristo”, e segue o texto.

Devo entender que o escrito de João é para as comunidades cristãs perseguidas ferozmente pelo Império Romano. A narrativa deste primeiro capítulo é apresentada como a carta as 7 Igrejas.

Devo entender a diferença entre Jesus e César o imperador Romano: “Cristo é o Alfa e o Ômega, aquele que é, aquele-que-era e Aquele-que vem, o Todo Poderoso.

Devo entender que o escritor do Apocalipse, o evangelista João recebe a revelação dos fatos descritos no Apocalipse no exílio na Ilha de Patmos.

Deve entender, que o evangelista embora leve em consideração o nome das Sete Igreja que recebem as cartas, o Apocalipse se dirige a todas as comunidades cristãs já evangelizadas.

 

Como devo entender o primeiro capítulo

Devo entender que o texto foi escrito pelos anos 95 logo após duas perseguições implacáveis contra os cristãos. As perseguições do imperador Nero (54-68 d.C.) e do Imperador Domiciano (81-96 d.C.). O Apocalipse quer revelar, tornar claro, aos cristãos que o momento não é de desespero, de abandono da fé que receberam. Mas que Jesus, é o verdadeiro salvador, aquele que dará vida a comunidade cristã. Jesus dará segurança a comunidade nos tempos de perseguição.