Existe, sem dúvidas, uma diferença entre os dois apóstolos. O primeiro, Judas, traiu a Cristo, colocando-o nas mãos de seus assassinos. O segundo, Pedro, nega a Jesus, fingendo nunca tê-lo conhecido.

Judas se arrepende daquilo que fez, mas não pede perdão. Provavelmente tomando pelo próprio orgulho, se suicida, enforcando-se.

Pedro também se arrepende daquilo que fez, depois que o galo canta pela terceira vez. Ele então "chorou amargamente" (Lucas 22,62).

Quando a Madalena anuncia aos apóstolos que Jesus havia ressuscitado, Marcos diz que eles estavam em luto e em choro (15,10). É provável que sentiam a morte de Cristo, mas é ainda mais certo que se sentiam em culpa por tê-lo abandonado, por tê-lo negado.

A diferença entre Pedro e Judas não é só o choro, mas é a esperança na misericórdia divina. Judas não conseguiu ver essa característica em Deus e se suicidou. Pedro, invés, teve confiança no perdão de Cristo e o abraçou ainda com mais determinação.

O ensinamento para a nossa vida é que o pecado, embora seja uma realidade em nossas vidas, nunca pode ter a última palavra, mas precisamos encontrar a âncora em Cristo, que nos liberta dos nossos limites e nos traz a felicidade.