Como já dissemos em outras ocasiões, não existe destino traçado, como uma situação que já está previamente estabelecida por Deus. Deus nos fez livres e é essa liberdade que condiciona a nossa vida; as escolhas que fazemos - ou que outros fazem - condicionam os eventos da nossa vida. Deus gostaria que vivêssemos eternamente, mas a escolha humana do pecado nos leva à morte.

Quando alguém morre, nunca diga que é a vontade de Deus. Deus quer a vida e nos criou para que a tivêssemos em abundância. A morte, repetindo, é fruto da escolha feita por nós mesmos ou pela humanidade.

É verdade que a bíblia diz que somos predestinados, mas como "povo eleito". No primeiro capítulo de Efésios lemos:

Nele nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos santos e rrepreensíveis diante dele no amor. Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por Jesus Cristo, conforme o beneplácito da sua vontade (Efésios 1,4-5).

E em Romanos 8,28-30:

E nós sabemos que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam, daqueles que são chamados segundo o seu desígnio. Porque os que de antemão ele conheceu, esses também predestinou a serem conformes à imagem do seu Filho, a fim de ser ele o primogênito entre muitos irmãos. E os que predestinou, também os chamou; e os que chamou, também os justificou, e os que justificou, também os glorificou.