Olá Jacqueline de Taubaté - SP!

Para responder sua pergunta é preciso algumas considerações iniciais.

Não podemos falar em nome de terra prometida hoje, nomeando um território, ou um país apenas.

Segundo meu ponto de vista, terra prometida ou terras bíblicas abrange o amplo conceito dos lugares onde de uma forma ou de outra aconteceram fatos lembrados pelos autores tanto do Antigo Testamento como do Novo Testamento.

Poderíamos assim falar em senso geral, abrangendo a totalidade dos territórios em que os acontecimentos bíblicos tiveram lugar, em senso restrito, considerando as terras da área sírio-palestina entre Egito e o Rio Eufrates, ou em senso limitado abrangendo a área que formava geograficamente o reino de Davi e Salomão.

Para responder sua pergunta nos fixamos no senso restrito, que abrange a área siro-palestinense, que corresponde historicamente a Canaã bíblica prometida para Abraão, a terra da promessa e que posteriormente a grande maioria dos fatos bíblicos ali tiveram lugar.

Se for para darmos o nome desta região encontramos os países do Oriente médio que estão nesta Região.

Assim podemos dizer que hoje na terra prometida em que tiveram lugar a grande maioria dos fatos bíblicos se localiza: Israel em grande parte da extensão, mas temos também outros países como a Leste a Jordânia, a Palestina, ao Sul o Egito, ao norte o Líbano e nas Colinas de Golan a Síria.

Os cristãos chamam esta região onde aconteceram os fatos narrados na Bíblia em Particular o Novo Testamento por Terra Santa.

Embora nesta região apenas uma pequena minoria é cristã, a cada ano centenas de grupos de peregrinos a visitam, considerando esta terra uma Terra Santa. Ali Jesus nasceu, viveu, e exerceu seu ministério, tendo uma morte de cruz, salvando a humanidade.

Consulta:

PICCIRILLO, MICHELE, Ceni di Geografia Biblica, (uso interno) Faculdade de Arqueologia e Ciência Bíblica, Jerusalém, 1982, pág.2