Olá Ruhan Tacio da Silva de Umburanas - BA!

Sua pergunta me deixa constrangido para uma resposta, porque na verdade não é uma indagação de algo que não entendes, ou queres uma explicação mas direcionas a sua questão a todo o capítulo 2 de Mateus, na verdade o capítulo dois se encontra em duas páginas do evangelho de Mateus ao longo de 23 versículos, abordando vários assuntos. Assim fazer ou dizer em forma ampla tudo sobre este capítulo envolveria um estudo, que é muito mais que um resposta.

Mas deixo alguns direcionamentos que possam te ajudar. Seguindo o capítulo 1, Mateus apresenta Jesus como filho de Davi e filho de Deus. Mateus se preocupa mostrar um Jesus ligado ao povo judaico, apresentando a genealogia de Jesus.

No capítulo 2 Mateus quer mostrar a missão de salvação que Jesus tem a qual se direciona aos pagãos. (conforme Mateus 2,1-12). Mostra as experiências sofridas de seu povo em sua trajetória agora revividas pela família de Jesus que foge para o Egito: o exílio no Egito (versículos 13-15), o segundo cativeiro (16-18) a volta da família de Jesus do Egito (versículos 19-23).

Nota: Facilitando a compreensão de Jesus, Mateus dirige seu evangelho a Judeus que viviam em Jerusalém e arredores, conhecedores da sua história, utiliza muito os textos do Antigo Testamento (Miqueias 5,1 ; Oséias 11,1; Jeremias 31,15). A narrativa de Mateus neste capítulo 2 segue um modelo da literatura judaica chamada Hagádica.