Olá Wellington Araújo Silva de Porto Alegre - RS!

Sua pergunta me deixou de calças curtas, sem uma resposta precisa e concisa. Sua pergunta é das partes da Bíblia que falam do julgamento de jesus. Olha vamos encontrar narrativas da prisão, julgamento da paixão e morte de Jesus nos quatro evangelhos do Novo Testamento.

Nos evangelhos encontramos estas narrativas seguindo está ordem:

  • Mateus a partir do capítulo 26
  • Marcos a partir do capítulo 14
  • Lucas a parir do capítulo 22
  • João a partir do capítulo 18.

Alguns autores procuraram unificar as 4 narrativas em apenas uma podemos encontrar esta narrativa na obra intitulada o Evangelho de Jesus, dos voluntários da Associação MIMEP, com supervisão de Mons. Henrique Galbiatti. Co-edição, portuguesa e italiana, Caxias do Sul 1971.

Nesta obra as narrativas foram unificadas, ricamente ilustradas com mapas de Jerusalém, e linhas do tempo com as horas e dias que aconteceram estes fatos.

 

Nos apócrifos

Cito alguns livros apócrifos que possuem para consulta, não estive em Biblioteccas especializadas que trazem coleções de apócrifos.

Na obra ”La vida de Jesus em los apócrifos del Nuevo Testamento” de Belarmino Bagatti encontramos narrativas da paixão e morte de Jesus: Evangelho de Nicodemos e no chamado Evangelho de Pedro.

Nos Evangelhos Apócrifos com tradução de Urbano Zilles, da coleção Teologia vol. 17, PUC/Rs 2004, encontramos o  evangelho de Nicodemos (agora em Português), iniciando com Atas de Pilatos, Neste escrito aparece com riqueza de detalhes o julgamento de Jesus.