Olá Anderson de Joboatão - SP!

Vamos iniciar a resposta com a leitura do versículo de Atos dos Apóstolos 13,22:

“22Deposto este, Deus lhes suscitou como rei Davi, do qual prestou este testemunho: Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que cumprirá todas as minhas vontades.” (Aos dos Apóstolos 13,22) Bíblia de Jerusalém.

A compreensão do versículo pode partir e permanecer somente neste versículo. Sabemos muito bem do que Paulo está se referindo, do Rei Davi e da sua escolha por Deus, mas o alcance e a compreensão ficaria empobrecida se permanecêssemos somente com isto.

Sugiro como resposta uma leitura mais ampla e abrangente do versículo e assim poderíamos ampliar a compreensão

De modo amplo, este versículo se encaixa no grande discurso inaugural de São Paulo. De Paulo temos conhecimento que ele foi instruído em Jerusalém na Escola de Gamaliel, se tornou Fariseu convicto, profundo conhecedor da Lei Judaica e do Judaísmo. Paulo se converte, mas sua compreensão do judaísmo não é jogada fora, ele aproveita como poderoso instrumento para atrair Fariseus para o cristianismo. Lucas seu secretário, aqui nos Atos dos Apóstolos, acentua a figura de Paulo, em detalhes pois conhecia seu mestre seguidor. Da compreensão da teologia de Paulo, Lucas descreve uma síntese de sua pregação, nesta descrição. Em fim podemos dizer é uma história Sagrada, (assemelhasse ao discurso de Estevão em Atos 7) neste discurso de Paulo acrescenta a atividade de João Batista e a morte e a ressurreição de Jesus. O discurso paulino termina nos versículos 40-41, utilizando novamente a escritura que Paulo conhecida muito bem, para advertir os fariseus com frases duras... “Olhai desprezadores, admirai-vos e desaparecei”.)

No versículo seguinte Paulo afirma que da descendência do Rei Davi, conforme promessa divina surge Jesus o salvador. Aqui já é assunto para outra pergunta.