Olá Paulo Miranda  de Ibireté – MG

Nos últimos anos, na mesa do brasileiro começou a se utilizar com mais frequência o azeite de Oliva, de preferência para saladas. Não era comum azeite de Oliva, pois não existiam plantações de Oliveira e tudo era importado dos países mediterrâneos da Europa, como Portugal, Espanha Itália, que possuem grande produção de azeitonas comestíveis e de azeites, mas com preço ainda proibitivo para nós.

No Brasil comumente para a preparação dos alimentos utilizamos o óleo de soja e também outros óleos, como de girassol, Canola, coco etc.

A Bíblia fala do azeite de oliva, utilizado para consumo na preparação dos alimentos e para a iluminação das casas.

O azeite é obtido de azeitonas num processo bastante simples.

 

O azeite batido

As azeitonas com cuidado são colhidas das oliveiras, (de clima temperado e quente) geralmente manualmente. Depois de colhidas das árvores, são separados os raminhos e as folhas das azeitonas, e levadas para o lagar.

A polpa da azeitona madura é constituída, em cerca da metade, de azeite, que varia em qualidade, conforme o método de processamento da polpa. Pode se retirado das azeitonas o melhor azeite, chamado de “azeite puro de oliveira, batido”. Este azeite é produzido por um processo simples, antes de as azeitonas serem colocadas no lagar de azeite. (Le 24,2) Primeiro, as azeitonas eram colocadas num pilão e trituradas até ficarem bem amassadas, ou, às vezes, eram pisadas. (Miq 6,15) Em seguida, os frutos amassados eram transferidos para cestas coadoras, onde “sangrava” óleo até que se soltasse o azeite “virgem”. O azeite puro, batido, era estocado em jarros de barro e a polpa era levada para o lagar, ou prensa, de azeite.

 

O azeite amassado

Depois de retirado o melhor azeite chamada azeite virgem, tudo o que sobrava das azeitonas era esmagado e triturado sendo colocado em cestos especiais e prensado, deixando ai escorrer o azeite. Este azeite era coloca em taques ou grandes jarros para a separação e clarificação. Depois disto eram guardados em jarros e utilizados na preparação dos alimentos durante o ano.