Essa é a pergunta completa:

Tenho uma dúvida quanto ao que está escrito: "Em 135, depois de terem sufocado a revolta protagonizada por Bar Kokhba, os romanos uniram as províncias da Judeia com a Galileia e foi criada a Província "Syria Palaestina" Porém diz que a primeira vez que o nome Palestina é usado para designar uma área geográfica, da Fenícia até o Egito, foi cerca de 400 anos antes de Cristo"....Desculpem mas não entendi....Grato pela atenção.

A Palestina normalmente é entendida como a área geográfica que hoje compreende o estado de Israele, mesmo se poderíamos alargar um pouco, incluindo parte do Egito, no sul, Síria, Jordânia e Líbano.

Hoje existe a área separada do estado de Israel (com áreas divididas em três categorias), que está sob a jurisdição da Autoridade Palestiniana, que predente ser reconhecida como um país, a Palestina, que atualmente tem como líder o Presidente Abu Mazem. Esse eventual país é composto por duas regiões geográficas, a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, como se vê na foto ao lado.

 

Uso histórico do nome Palestina

Apesar de não conhecer a fonte do texto que você menciona, a menção história do termo "Palestina" é bastante documentada. De fato, o primeiro uso claro, em uma fonte documentada, desse nome foi feito por Heródoto (485 a.C.–425 a.C.), na sua obra "Histórias". Com esse nome, Heródoto chamou a parte geográfica do sul da Síria (Histórias, III.91). Nesse mesmo texto, o historiador diz que os habitantes dessa região eram circuncisos. Cerca de 100 anos mais tarde, também Aristóteles usa o mesmo nome para designar a área do Mar Morto. E em seguida o mesmo nome foi usado por outros autores gregos e latinos (Ovídio, Tíbulo, Pomponio Mela, Plínio o Velho, Plutarco) e, finalmente, por autores de origem judaica como Filone de Alexandria e Flávio Josepo. Para um exame detalhado dessas citações, você pode ver, em inglês, esse artigo, disponível na internet.

O primeiro uso oficial do termo como uma área geográfica indicando um estado é conforme você menciona na pergunta. Isso aconteceu por volta do ano 135 depois de Cristo, quando os romanos mudaram o nome da Província da Judeia com o nome de "Syria Palaestina".

Etimologicamente, é provável que esse nome derive do termo Filisteia, referido à terra dos Filisteus. No texto bíblico, com algumas variações, o termo "Paleshet" aparece 250 vezes. A tradução grega, na Setenta, desse termo foi Phylistiim ou Peleshet.