A única ressurreição para a vida eterna contada na Bíblia é aquela de Cristo. Porém, outros sinais contados pelos autores sagrados e transmitidos pela tradição testemunham que também nós somos chamados à vida eterna.

Na Bíblia existem duas pessoas que não morreram, ou que contam o fim dos seus dias de maneira extraordinária:

  • Henoc: Gênesis 5 conta que o pai de Matusalém foi tomado por Deus, poupando-o da destruição do dilúvio: "Henoc andou com Deus e desapareceu, porque Deus o arrebatou."
  • Elias: o profeta que defendeu o culto ao Senhor, combatendo os deuses pagãos, foi levado para o céu, em uma carruagem de fogo, na presença de Eliseu, como contado por 2Reis 2,11: E, enquanto estavam andando e conversando, apareceu um carro de fogo com cavalos de fogo, que os separou um do outro. E Elias subiu ao céu no redemoinho.

Esses dois fatos deram margem a muita literatura. Henoc é o personagem preferido pela literatura apocalíptica, que revela a mensagem divina. Elias é o profeta esperado, que virá antes do Messias (Malaquias 3,23).

 

Milagres

A Bíblia conta também milagres de pessoas que morreram e voltaram a viver. Mas em todos esses casos, as pessoas "ressuscitadas" não vivem para sempre, mas simplesmente recobram temporariamente a vida perdida.

Lázaro: é certamente o milagre mais famoso, feito por Jesus. Era um seu amigo e a sua morte trouxe tanta tristeza, como conta o Evangelho segundo João, 11. Jesus, em Betânia, o ressuscitou depois de vários dias da sua morte.

Além de Lázaro e da ressurreição de Cristo, existem ainda 8 episódios bíblicos que poderíamos lembrar como milagres de ressurreição:

  1. O filho da viúva (1Reis 17,17-24)
  2. A mulher sunamita (2Reis 4,32-37) 
  3. O homem que foi encostado nos ossos de Eliseu (2Reis 13,20-21)
  4. O filho duma viuva (Lucas 7,11-15)
  5. A filha do Jairo (Lucas 8,41-42; 49-55)
  6. Muitos santos que haviam morrido, depois da morte de Jesus (Mateus 27,52)
  7. Tabita (Atos 9,36-43)
  8. Êutico, o jovem que dormiu e morreu durante o sermão de Paulo (Atos (20,9-10)

 

O bom ladrão

A bíblia não diz muito sobre ele. A tradição o reconhece com o nome de Dimas. A Bíblia não fala da sua ressurreição, mas apenas conta da promessa de Cristo que lhe garante o paraíso. Tudo o que sabemos é contado em Lucas 23,39-43:

Um dos criminosos crucificados o insultava, dizendo: «Não és tu o Messias? Salva a ti mesmo e a nós também!» Mas o outro o repreendeu, dizendo: «Nem você teme a Deus, sofrendo a mesma condenação? Para nós é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal.» 42 E acrescentou: «Jesus, lembra-te de mim, quando vieres em teu Reino.» Jesus respondeu: «Eu lhe garanto: hoje mesmo você estará comigo no Paraíso.»

 

Nossa Senhora

A Assunção de Nossa Senhora, festa celebrada nas igrejas tradicionais no dia 15 de agosto, relembra o dogma que diz que Maria foi levada para o céu de corpo e alma.

Esse dogma tem origem na tradição, como bem apresentado por um artigo aqui no site.

No livro que se atribui a Dionísio, o Areopagita, bispo de Atenas, (95) há o seguinte relato:

(...) no momento da Dormição de Maria, todos os apóstolos vieram dos quatros cantos da terra com estranha velocidade e se reuniram acerca dela. Quando chegaram em Jerusalém, cidade onde a Virgem Santíssima morava, Jesus veio com os seus anjos. Então, Jesus recebeu sua alma e entregou-a Miguel, o Arcanjo.

Muitos cristãos não veem a proeminência da mãe de Jesus na própria fé, mas ela é para todos os cristãos um exemplo para a própria fé. E a sua assunção é os milagres de ressureição na Bíblia são sinais que tornam realidade a promessa de Cristo, como anunciado em João 14,2-4:

Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês. E quando eu for e lhes tiver preparado um lugar, voltarei e levarei vocês comigo, para que onde eu estiver, estejam vocês também. E para onde eu vou, vocês já conhecem o caminho.