Olá Jairo Luiz Cavalheiro de Curitiba - PR

É um nome de um personagem grego, que nada tem a haver com a Bíblia. Passa portanto a ser uma curiosidade, saber algo sobre ela. Respondo a pergunta apostando que possas abrir e ler palavra de Deus escrita na Bíblia.

Existe uma tentativa sua na compreensão do significado de Midas”: acreditas que possa ser um livro, mas não é.

Assim entendemos “Midas” como sendo um nome que tem origem grega e como significado “Rei da Frígia”, que segundo a lenda espalhada deste personagem grego, tudo o que ele tocava se tornava ouro. Esta história além de curiosa, alimenta nosso inconsciente de almejarmos conseguir riqueza sem trabalho e por um toque de mágica. Pensar assim é ilusório.

Podemos relacionar o nome do personagem mitológico grego “Midas”, com nomes que encontramos na Bíblia como Miguel, Mikael, Michael e Miguel.

Autores que pesquisaram a origem deste nome “Midas”, não encontraram nenhum documento do surgimento do nome. Somente encontraram narrativas que falam da popularidade do Rei Midas, (personagem da Mitologia grega), que viveu no século VII a.C.. e possuidor de estranho poder de transformação em ouro tudo que tocasse.

Existe uma expressão popular que se relaciona ao Rei Midas: “toque de Midas”, isto é, pessoas com sucesso na vida econômica e que possuem a capacidade de fazer tudo prosperar e se multiplicar. Esta expressão é pouco usada no Brasil.