Ola Carlos Rosa de Sào Paulo - SP!

Semelhante pergunta já foram respondidas no portal. Poderás conferir acessando o tema Judas.

Para estas respostas, procurei consultar o Novo Testamento, olhando as passagens que tratam deste personagem, (conforme Mateus 10,4; Mateus 26,14; Mateus 26,47; Marcos 3,19; Lucas 22,47; João18,2; Atos 1,16-20 - trata do suicídio de Judas -, etc.. ) e alguns outros livros. As informações mais importantes que podem formar sua biografia são estas:

  • Judas foi um dos 12 apóstolos escolhido por Jesus Cristo. Conhecemos sua história, que no Evangelho apresenta Judas como o traidor. Ele vendeu Jesus as autoridades por 30 moedas de prata.
  • Judas nasceu em Kerioth, na região da Judeia diferentemente dos outros apóstolos que nasceram na Galiléia.

 

Filiação

Sua filiação está ligada a Simão seu Pai. Foi um dos primeiros escolhidos por Cristo.

Jesus percebendo seu melhor conhecimento nas letras e números outorgou-lhe o cargo de tesoureiro dos Apóstolos, foi designado para cuidar do dinheiro comum. Uma outra passagem do Novo Testamento narra o episódio da venda de informações sobre seu Mestre Jesus aos sacerdotes que maquinavam sua morte e eliminação. A narrativa descreve como foi trapaceado pelos sacerdotes que em troca de 30 moedas de prata, entregou a Jesus, naquele tempo correspondia ao preço de um escravo. Os sacerdotes argumentaram que o prenderiam durante as festividades da Páscoa Judaica, para evitar possível revolta. No Jardim das Oliveiras entrega Jesus assinalando a Jesus aos soldados com um beijo de saudação.

O livro dos Atos dos Apóstolos narra o incidente da prisão de Jesus, o arrependimento de Judas e a devolução das 30 moedas de prata sendo jogada sobre o muro do Templo e suicídio nos arredores de Jerusalém com o enforcamento. Os sacerdotes não querendo ficar com o pagamento da prisão de Jesus compram um pedaço de terra e transformam em cemitério para os gentios.

 

Fonte:

RENAN, Ernest. Os discípulos de Jesus. In: Vida de Jesus. 13. ed. São Paulo: Martin Claret, 1995.