Olá Ranilson Alves Fernandes de Geminiano - PI!

Varias perguntas semelhantes a sua já chegaram até o site para uma resposta, poderás encontrar e lê-las.

Deixo uma resposta em forma abreviada para que possas ter uma compreensão desta passagem do evangelho de Mateus 15,27. O texto assim diz:

Ela insistiu: “Isso é verdade, Senhor, mas também os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa dos seus donos!” (Mateus 15,27) Bíblia de Jerusalém

A compreensão desta frase parte do contexto do fato da cura da filha da mulher Cananéia.

Jesus deixa a região da Galiléia e se dirige para a Tiro e Sidônia e ali se encontra com a mulher Cananéia desesperada e implorando a cura de sua filha.

A realidade mostra as contrariedades do fato, Jesus está numa terra estrangeira, junto com um povo que tem outros deuses, cultura e prática religiosa diferente da judaica. Os judeus desprezavam os cananeus, devido a estas práticas.

Além disto existia a crença que Deus operava milagres somente em território Israelita, e não fora.

 

Jesus neste episódio quer abrir o anuncio do evangelho para o mundo. Todos são merecedores da ação divina.

Neste episódio Jesus testa a fé da mulher Cananéia e também testa até que ponto seus discípulos estão convencidos que todos são importantes para Deus.

A mulher Cananéia é representante dos gentios, dos estrangeiros, e eles eram considerados pelos judeus, como cães, pois a salvação não chegara até eles. Os Judeus viam os estrangeiros de idolatras e eram corruptos em seus costumes, por isto eram tratados de cachorros.

Embora este contexto seja de uma conversa dura de Jesus, com os discípulos e os presentes, ele usa o termo no diminutivo, “cachorrinho”, num sentido que não ofende as pessoas. Era costume se usar na conversa diária entre os que se conheciam estes termos.

Concluindo: A expressão do versículo 27, “mas também os cachorrinho comem das migalhas”, mostra que a mulher cananeia sabe muito bem aplicar em benefício próprio a severa afirmação anterior de Jesus. Ela acredita, que apesar de ser cananeia a graça divina pode se manifestar. Tudo termina assim: “grande é tua fé”.

 

Confira:

  • LANCELOTTI, ANGELO, O evangelho da Igreja, segundo Mateus, coleção O evangelho hoje , vol III, edição portuguesa de Ludovico Garmus, Editora Vozes, 1979, Petrópolis – RJ, pág.119-120.
  • Nota de roda pé na Bíblia de Jerusalém para o versículo 26.
  • LEAL, JUAN, La Sagrada Escritura, Nuevo Testamento, I Evangelios, Editora BAC, Madrid 1964, pág. 174.