O único profeta que esteve com o povo no Exílio, na Babilônia, foi Ezequiel, que começou sua missão por volta do ano 593.

 

Fim do Reino do Norte - Exílio Assírio

O reino de Israel, também dito Reino do Norte, cuja capital era a Samaria, foi destruído na época de Sargão II (veja 2Reis 18,12). Uma parte da população foi levada em exílio. Este é o dito "Exílio Assiro". Na verdade, esse povo deportado tinha bastante liberdade, pois os assírios queriam mão de obra que cultivasse os próprios campos. Como podemos ler em 2Reis 17, aconteceu uma troca: os assírios trouxeram sua gente para cuidar dos campos da Samaria e levaram o povo local para trabalhar os seus campos.

A Samaria foi o lugar das profecias de Amós e Oseias, cerca de um século antes da destruição da conquista da cidade por parte dos Assírios.

No período do fim do Reino do Norte temos os profetas Isaías e Micheias, mas eles profetizaram em Jerusalém, no Reino de Judá.

 

Reino de Judá, Jerusalém

Depois da queda da Samaria, a Bíblia concentra sua narração na história do Reino do Sul, cuja capital é Jerusalém. Primeiro de tudo, sublinha o protagonismo do rei Josias, com sua reforma religiosa, baseada no Deuteronômio, entre os anos 640-609. Nessa época os profetas são Sofonias e Jeremias.

Em seguida reina Ioiaquim, em Jerusalém, época do profeta Habacuc, que profetiza por volta do ano 600.

Começa então o assédio de Jerusalém por parte de Nabucodonossor (598-97), com a primeira deportação da população para a Babilônia; o profeta Ezequiel está entre os deportados.

Nesse período Jeremias profetiza em Jerusalém, até ter que fugir para o Egito.

Em 588 começa o segundo assédio de Jerusalém e no ano seguinte o Templo é destruído e acontece a segunda deportação.

O povo ficará em Babilônica até 538, quando se dá o Edito de Ciro, que permite ao povo voltar para sua terra, como contado em Esdras 1,1-4.

Em seguida começa a reconstrução do Templo e temos as atividades proféticas de Ageu, Zacarias e Malaquias.