Olá  Angela Agostini de São José do Cedro - SC!

Respondendo em visão ampla se trata uma das passagens que estão no discurso escatológicos de Jesus que aparece nos 3 evangelhos sinóticos, também chamado pequeno apocalipse ou apocalipse sinótico. A compreensão deste dois capítulos de Mateus que tratam do discurso escatológico de Jesus , é amplo e exige uma farta argumentação. Na resposta tentarei ser objetivo atendendo a pergunta do leitor.

Respondendo: “E se aqueles dias não fossem abreviados”

A compreensão se dá não querendo entender “dias abreviados” em sentido temporal, mas em sentido quantitativo.

O sentido do versículo é este: se neste momento não se encontrassem os eleitos, ou seja, aqueles que já aderiram ao evangelho de Jesus, formando o novo povo de Deus, a desgraça de Israel seria total e irreversível.

Podemos entender este versículo sombrio como um sinal de esperança, e o alegre anuncio que um o “resto de Israel” será salvo. Aqueles que acreditaram e foram fiéis ao chamado de jesus, serão salvos e ajudarão a outros se salvarem.

Como entender “que dias serão estes”

A compreensão de “que dias serão estes” vem da compreensão da resposta anterior que argumenta sobre “aqueles dias”. Se entende não num sentido de tempo cronológico mas em um grupo que estava fiel a Jesus Cristo, e por causa deste grupo tudo não é exterminado nesta tribulação (veja o versículo 22). A tribulação lembra as catástrofes de extermínio passados pelo povo de Deus (lembro a desgraça da Samaria, Jerusalém, e da Babilônia”. Algo novo surge, um novo Povo de Deus, a partir daqueles que tribulação não exterminou pois estavam fieis a o projeto de Jesus Cristo.

Concluindo: A compreensão dos capítulos 24 e 25 de Mateus chamado discurso escatológico de Jesus parte de sinais e esperança e não de extermínio. Os que formam o grupo de Jesus, não serão engolidos pela tribulação mas um caminho novo começa a trilhar, vivendo segundo a proposta de Jesus.