Olá Pr. Valdeir Silva de Mineiros - Go !

Sua pergunta nos leva as aparentes contradições bíblicas, que na verdade não são, mas existem muitos mal entendidos e na bíblia nem tudo é descrito para ser provado ou comprovado.

A pergunta brota das indagações que os leitores da bíblia fazem quanto se confrontam com os textos de 1 Samuel e 1 Crônicas.

No livro primeiro de Samuel 16,10-11 está registrado que Jessé tinha oito filhos, mas 1 Crônicas 2,12-15 fala que foram sete. E aí?

 

No livro de Samuel o que encontramos?

O versículo 1 Samuel 16,10 fala que Jesse fez passar seus sete filhos diante de Samuel e que o Senhor não escolheu nenhum destes. Concluindo este texto fala que são sete e o caçula está no campo. Portanto 8 filhos na realidade.

 

Vejamos agora a partir do versículo 6

O texto bíblico cita: Eliab como o primeiro, Abinadab o segundo, Sama o terceiro, depois o texto se complementa no versículo 10 e 11. Será que Davi seria o sétimo filho?

Lendo atentamente o texto, o versículo 10 deixa claro que Jessé fez passar seus sete filhos diante de Samuel; porém, Samuel disse a Jessé que o Senhor não havia escolhido nenhum destes. A pergunta que cabe aqui é: “estes” se referiam aos sete? Ou, será que “estes” se referiam aos irmãos de Davi até ali apresentados e Davi seria o sétimo? Sendo o caçula o último. Alguns autores falam que não se observou os critérios cronológicos.

 

O que o primeiro livro das Crônicas nos diz?

O texto de 1 Crônicas é o mais fiel fala que Jessé teve sete filhos. 1 Crônicas 2,12-15 cita os nomes de sete dos filhos e Davi sendo colocado como o sétimo, mesmo sendo o caçula, com o texto já nos falou. Um outro testemunho que nos ajuda a entender é o que encontramos em 1 Crônicas 27,18 fala de Eliú, irmão de Davi. Não encontramos Eliú na lista dos três primeiros: Eliab, Abinadabee e Samá; então, ele poderia ter nascido entre o quarto e o sétimo. O que o faz ser omitido da lista de 1 Crônicas 2,12-15.

Concluindo e respondendo à Pergunta:

 

A lista dos oito filhos de Jessé:

  1. Eliab – o primogênito
  2. Abinadab o segundo
  3. Sama – o terceiro
  4. Natanael – o quarto
  5. Radaí – o quinto
  6. Asom – o sexto
  7. Davi – o sétimo
  8. Eliú – conforme 1 Crônicas 27,18 – o oitavo.