Olá Fábio Santos de Bacabal - MA

Para responder sua pergunta melhor seria olhar todo o versículo, que contrapõe os dois batismos o de João e o de Jesus. Entretanto nós respondemos a sua pergunta, a partir do final do versículo 11 em que aparece a expressão “Ele (Jesus) vos Batizará com o Espírito Santo e com fogo”(Mateus 3,11) entendemos desta forma.

O Batismo de Jesus ao contrário do batismo de João Batista tem a intervenção do Espírito vivo e vivificador de Deus. Este espírito de Deus tem o poder de transformar os corações. Este espírito é o dom dos tempos messiânicos com a efusão sobre os filhos de Deus, melhor ainda sobre todos os viventes, conforme o anuncio dos profetas. (ver Isaías 44,3).

Entende-se o “e no fogo”, (versículo 11, no final) uma linguagem próprio dos tempos messiânicos como o fogo aniquilador. O versículo tem duplo aspecto, o espírito divino vivifica o fogo aniquila.

O fogo é uma imagem típica do “dia de Javé. O texto de Malaquias 4 pode nos ilustrar:

Pois eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como restolho; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo”. (Malaquias 4) Bíblia Almeida ou Malaquias 3,19 na Bíblia de Jerusalém.