É comum a muitos cristãos buscar respostas bíblicas claras a situações hodiernas. Nem sempre a encontramos, principalmente se queremos respostas diretas. A Bíblia é o fundamento para o nosso agir, mas às vezes precisa ser atualizada e, considerando os elementos basilares que ela transmite, aplicacada no nosso comportamanto.

Felizmente, para a pergunta que você faz, os evangelhos transmitem um ensinamento bastante direto e objetivo. Transcrevo aqui o texto de Mateus 18,15-17:

15 «Se o seu irmão pecar, vá e mostre o erro dele, mas em particular, só entre vocês dois. Se ele der ouvidos, você terá ganho o seu irmão. 16 Se ele não lhe der ouvidos, tome com você mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. 17 Caso ele não dê ouvidos, comunique à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele der ouvidos, seja tratado como se fosse um pagão ou um cobrador de impostos.»

Penso que essa sugestão de Jesus é muito clara: primeiro você deve falar pessoalmente com a pessoa que você vê pecando. O conselho de Cristo se baseia em um princípio muito importante: a correção fraterna. "Mostrar o erro" significa mostrar para aquele que você conhece, que pecou, a sua imprudência.

Um defeito bastante comum nessas situações de "correção fraterna" é a busca de satisfação da própria raiva, dos próprios sentimentos feridos por causa do mau comportamento do outro, tanto da "dedurá-lo" a toda a comunidade, como forma de desmascarar o erro que o pecador cometeu.

Ao invés, nós cristãos, em relação ao pecador, deveríamos ser como um bom médico: quando a doença se torna crônica, ele não se afasta e nem trata o paciente duramente, mas se torna mais zelante, se dedica com maior interesse; quem sabe chama até uma junta médica ou envolve inclusive todo o hospital naquele caso. Aí está o que pede Cristo que façamos: se sou fraco sozinho para "consertar" o pecado do outro, então me tornarei mais forte com a ajuda de outros.