Olá Marusan José de Santana de Samambaia - Brasília - DF!

Perguntas por Papias e o que significa. O primeiro pensamento que me veio em mente, é que este personagem se liga a História eclesiástica do início do cristianismo. Foi um dos escritores do II século. Seus escritos e pensamento é estudado no início do Curso Teologia, junto com uma dezena de outros padres que deixaram escritos sobre os mais diferentes assuntos. Papias nos deixou escritos bíblicos, por este motivo deixo algumas indicações sobre este personagem, ou ainda sobre o significado da palavra.

Origem e escritos de Papias.

Foi um dos primeiros líderes da Igreja cristã, considerado um santo. Exerceu seu ministério como Bispo de Hierápolis (atualmente Hierápolis-Pamukkale, atual Turquia central), que dista 22 km de Laodiceia e Colossos (ver Colossenses 4,13). A tradição fala do martírio junto com Policarpo (155 d.C.).

Fo considerada as Interpretações dos Provérbios de Jesus em cinco livros. Passou a ser uma das principais autoridades no início da exegese das palavras de Jesus, (ou ditos de Jesus) alguns dos quais são registrados no Evangelho de Mateus e no Evangelho de Lucas. Entretanto livro foi desconsiderado e perdido restando fragmentos citados em escritores posteriores, como Irineu em Contra as Heresias e mais tarde por Eusébio em História Eclesiástica, a primeira história de sobrevivência da Igreja primitiva. Homem curioso, Papias foi o primeiro a investigar as origens dos cristianismo (sem comprovações).

Foi combatido, por Eusébio de Cesárea por causa do milenarismo que aceitava.

Escreveu a biografia de São Jerônimo em sua obra De Viris Illustribus (Sobre Homens Ilustres - capítulo 18)

A Patrologia Grega, de Migne (livro 5), contém vários fragmentos sobre suas obras. Chama a atenção o fato de ele ser o primeiro a apresenta uma lista de irmãos de Jesus como parentes d'Ele, possivelmente primos, e a colocar como mãe deles uma parenta de Maria, Maria, esposa de Cleófas. (conforme A patrologia Grega, de Migne no livro 5).

Significado de Papias nos dicionários:

Encontramos o vocábulo Papias vindo do verbo papiar.

O que seria papiar?

Gorjear.

Definindo o vocábulo Papias:

Uma das flexões do verbo papiar na: 2ª pessoa do singular do presente do indicativo.