Olá Iara de jundiaí!

Compreendo a importância que queres dar em saber a idade dos discípulos de Jesus. A idade poderá nos ajudar na compreensão de suas atitudes, na disposição e entusiasmo no seguimento de Jesus. E fácil de entender que um discípulo jovem terá muito entusiasmo em seguir Jesus. Não poupa sacrifícios. Tem planos para uma vida toda, lembro o episódio da mãe dos filhos de Zebedeu, Tiago e João, que pedem a Jesus, qual é o ministério que terão no Reino que estás inaugurando.

Não poupei o tempo em fazer uma pesquisa na literatura dos escritos do Novo Testamento para encontrar uma resposta precisa e responder sua pergunta.

Para minha decepção não encontrei a idade dos discípulos de Jesus escrito nos evangelhos. Assim uma resposta como queres vinda do Novo Testamento, não encontramos.

Mas até hoje muitos livros foram escritos que tratam do assunto discípulos de Jesus. Deste material é que obtive a resposta de sua pergunta. Esta resposta, não é algo definitivo, mas o que os autores publicaram a respeito da suposta idade de cada apóstolo. Por isso, não coloco citação mesmo porque a pergunta podemos considerar como curiosidade.

Segue abaixo a lista dos apóstolos e a idade que tinham quando Jesus os chamou:

  1. Simão, denominado Pedro: 30 anos (o chefe do grupo)
  2. André, seu irmão: 33 anos (é considerado o apóstolo mais velho do grupo).
  3. Tiago: 30 anos , filho de Zebedeu.
  4. João, seu irmão: 24 anos (considerado o apóstolo mais novo do grupo)
  5. Felipe : 30 anos
  6. Bartalomeu: 25 anos (considerado como Natanael)
  7. Tomé: 29 anos (o incrédulo)
  8. Mateus: 31 anos (o cobrador de impostos)
  9. Tiago: 26 anos (filho de Alfeu)
  10. Tadeu: 26 anos
  11. Simão: 28 anos (o zelote)
  12. Judas Iscariotes: 30anos (o traidor)