Olá Jorge Reis de Nova Iguaçu - RJ!

As informações que temos a respeito da atividade de Jesus e o local que exercia, na ocasião da more de Lázaro,  encontramos nos escritos do evangelho e João. Pouco antes do capitulo 11, que narra o episódio conhecido da ressurreição de lazaro, aparece em João 10,40, a indicação da localização do lugar que estava Jesus. Vejamos o texto:

“40 Ele partiu de novo, para o outro lado do Jordão, para o lugar onde João tinha anteriormente batizado e aí permaneceu.

Complementando:  este local localizasse a 5 Km da atual Jericó (Palestina) onde as margens do Rio Jordão, os padres franciscanos ergueram uma capela que lembra o Batismo de Jesus. Por ser está região abundante em água e fontes, João Batista batizava e ali João Batista batizou Jesus.

Na atualidade este local e considerado como zona militarizada entre Israel e Jordância e Palestina, é impossível se chegar até lá. Existe várias barreiras, uma estrada asfaltada que é utilizada pelos militares para o patrulhamento, um campo minado, e depois cerca de arame farpado. Tudo isto em nome da Paz, para evitar a entrada de terroristas. Existe uma concessão do exército de Israel para que no dia do Batismo de Jesus em Janeiro os cristãos possam ir até o local, celebrar missas e cantar. Esta é a situação atual.

Consulta:

ACQUISTAPACE, PAOLO, e outros, O evangelho de Jesus, Co-edição Paulinas e Ist. S. Gaetano, Caxias do Sul, Milano, 1970, página 244=245.

Neste livro encontramos o mapa geográfico da região que Jesus estava e do fato acontecido com a indicação da data cronológica.