O autor da pergunta, Cláudio, dá detalhes de quem é:

Eu sou professor e me considero agonostico. Na infância por pressão de minha mãe frequentava a igreja católica do bairro onde nasci e fui até coroinha. Na adolescência me afastei e rompi totalmente com uma fé que não acreditava. Acredito que a Bíblia seja um livro histórico que narra a saga de um povo em todos seus aspectos e em particular sua religiosidade, fé e misticismo.

Sempre me questionei, diante de tantas leituras bíblicas, se esse livro pode ou não ser lido corretamente por uma pessoa que não acredita em Deus. A fé parece ser um requisito fundamental para ler a Bíblia. Tomamos como exemplo a criança que se joga nos braços do pai; aparentemente sem muita razão, ela faz isso somente por causa da certeza que será acolhida por aquele que lhe deu a vida. Fora da dinâmica da família, um salto no escuro da criança nos braços do pai parece algo irracional.

Costumo citar outro exemplo: um casal de velhinhos que guarda com tanto carinho uma cola de matemática do tempo do colégio. Para os dois aquele é um bilhete de amor, mas para quem não conhece a história deles e daquele pedaço de papel com uma fórmula matemática, julga ser simplesmente um exercício de matemática. Mas os dois que viveram aquilo o consideram como um parte de suas vidas, pois graças a tal bilhete nasceu o amor de um para com a outra e se construiu as suas vidas. Poderíamos nos perguntar: essa cola do tempo do colégio, é um bilhete de matemática ou um bilhete de amor? E, aplicando a mesma lógica à Bíblia: é um " livro histórico que narra a saga de um povo em todos seus aspectos" (retomando suas palavras) ou um livro de fé?

É difícil julgar a relação com a Bíblia das pessoas que creem simplesmente do ponto de vista objetivo. Para nós a Bíblia não é só um livro histórico; ela é a revelação de Deus que se deu através desse povo escolhido, através dos hebreus. Ela nos ensina como devemos viver para sermos felizes e responder de maneira adequada ao chamado que nos é feito.

Não posso lhe pedir que veja obrigatoriamente a Bíblia dessa maneira. Se você não tem fé, já é um aspecto positivo o fato que a vê como um livro importante para a humanidade. Quem sabe um dia a sua fé aumente e aí, certamente, verá a Bíblia com outros olhos, e também a nossa existência alguma coisa que vai além da simples passagem por essa terra, pois acreditamos que somos criados para a eternidade.