Olá Rogério Pfaffmann Diniz de sao joaquim da barra - SP

Repassei mentalmente, as cartas paulinas, para identificar algum texto, em que Paulo descreve Maria Mãe de Jesus e sua atividade junto com conhecimento que Paulo possuía dela. Entretanto nada me ocorreu. Lendo a literatura Paulina encontro que alguns autores, escrevem, que o nome Maria não aparece nenhuma vez em seus escritos. Aparece com outra designação: como mulher. Existem algumas razões que podem nos ajudar na compreensão

 

Razões da troca do nome Maria por mulher em Paulo

São Paulo se refere uma só vez a Maria, afirmando em Gál 4,4 que o Filho de Deus «nasceu de uma mulher». Podemos entender o uso de mulher por Maria em Paulo se considerarmos o caráter esporádico das suas cartas: ao escrever, o Apóstolo visava apenas esclarecer problemas pastorais que brotavam na vivência cristã das primeiras comunidades ou solucionar casos recém originados entre os fiéis.

 

Maria ainda era viva quando Paulo inicia a evangelização já convertido

Ora é de crer que a Virgem Santíssima, estava viva quando São Paulo escrevia, e a presença dela sua missão não devia causar problemas aos primeiros cristãos. Esta expressão «mulher» que São Paulo usa no texto de Gálatas 4,4 (segue o modo de falar de Jesus em João), podemos recordar a presença de Maria nas bodas de Cana, onde Jesus chama sua Mãe de mulher João 2 “Quem temos nós com isto, mulher” aqui o evangelista aplica o nome mulher para a Maria. No conjunto da Revelação cristã, assim é entendido.

Outra passagem é vista de modo semelhante em 1 Tim 2,14 o Apóstolo Paulo diz que a mulher, primeiramente seduzida pelo demônio no paraíso, foi regenerada com Maria junto com a humanidade toda. Ela dá condições da reabilitação da mulher.