A tradição diz que Moisés é o autor da Torá, ou seja, dos primeiros 5 livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Todavia se sabe que essa informação não é correta. Hoje resulta evidente que partes desses livros foram escritos a mais de 500 anos depois da morte de Moisés e inclusive a sua morte é narrada em um desses livros, em Deuteronômio 34. Evidentemente, Moisés não teria sido capaz de contar a sua própria morte.

Os primeiros 5 livros bíblicos são coletâneas de textos de diferentes fontes, provavelmente reunidas por um redator por volta de 500 anos antes de Cristo.

 

Os autores dos livros bíblicos

Hoje somos acostumados a considerar um livro como o resultado do esforço de um autor que se senta e escreve do começo até o final, colocando em evidência o seu próprio nome. Para os livros bíblicos essa lógica não pode ser aplicada. Os livros bíblicos não eram feitos com uma capa que explica detalhes de quem o escreveu. Se temos sorte, encontramos indicações nas primeiras linhas, como em Eclesiastes: "palavras de Coélet, filho de Davi, rei de Jerusalém".

Mesmo se um livro tem essa indicação, pode ser que ela não seja correta, pois era costume naquela época usar o nome de uma pessoa importante para dar ênfase àquelas palavras, como é o caso desse livro sapiencial mencionado.

Não é fácil saber quem são os autores dos textos bíblicos, principalmente para o Antigo Testamento. Aquilo que os exegetas conseguem determinar é a época em que foi escrito e qual a corrente de pensamento a qual pertencia a pessoa que escreveu ou editou as diferentes fontes.