Pergunta muito comum principalmente entre algumas comunidades cristãs que se caracterizam pela sintonia com alguns costumes dos judeus. Demos várias respostas sobre esse tema. Há uma resposta da Ombretta que oferece uma profunda reflexão sobre a questão.

Sintetizando o que se disse já em outras respostas, pensamos que o ensinamento teológico contido na guarda do sábado na tradição judaica continua válido até hoje. Ao mesmo tempo, nos damos conta que a tradição cristã, por causa da memória de Cristo ressuscitado, transferiu desde há muito tempo, e depois de um processo de discernimento muito elaborado, os valores do sábado para o domingo.

As primeiras comundiades cristãs, mesmo observando o Sábado, o sétimo e último dia da semana, aos poucos começaram a celebrar também o dia da ressurreição de Jesus (Atos 20,7), aquele que se transformará no domingo, o ‘oitavo dia’, o primeiro dia da nova criação em Cristo, que coincide com aquele da sua volta (1Coríntios 11,26).

Quando o cristianismo se difundiu no Império romano e se tornou a religião de estado, englobou no domingo a função do dia de descanso, a memória da criação e da libertação e também o anúncio da nova criação inaugurada pela ressurreição de Cristo.

Acreditamos, portanto, que o cristão deva guardar o domingo.