Olá Marcos Paulo Ribeiro da Silva do Rio de Janeiro - RJ!

Para termos uma resposta mais real a pergunta precisamos ter em mente o que aconteceu entre Jesus e os fariseus anteriormente. Jesus quer dar uma resposta dura aos fariseus, a constante rejeição que fazem com Ele e a sua doutrina. Lembro alguns episódios. A questão da observância do sábado em Mateus 12,1-8); a cura do homem da mão seca, em que os fariseus incriminam a Jesus por ter feito em dia de sábado (Mateus12,9-14); o milagre da cura do cego em que os fariseus o acusam que o milagre realizado por Jesus foi obra de satanás.

Tendo em mente estes incidentes entre Jesus e os Fariseus, entendemos com maior facilidade o que venha ser “blasfêmia contra o Espírito Santo”. O texto de Mateus 12,31 assim se apresenta:

Por isso vos digo: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada” (Bíblia de Jerusalém).

 

A blasfêmia contra o Espírito

Entendemos está passagem a partir do contexto, já comentado: No texto anterior a este aparece a acusação dos fariseus, contra Jesus, que acaba de curar um cego, dizendo. E pelo chefe dos demônios, por Belzebu que Ele curou este cego. Na verdade o verdadeiro cego não era o curado por Jesus, mas era a cegueira dos fariseus, que não abriram seus olhos para a realidade do espírito de Deus. Eram eles os fariseus que negando o Espírito de Deus como autor da cura do cego, blasfemavam contra o Espírito Santo.

Diz o texto pensar desta maneira, atribuir a satanás o poder de cura estamos negando as obras e o Espírito de Deus, rejeitado a Deus na nossa vida. Esta espécie de pecado não receberá perdão pois aquele que age desta forma não aceita a presença da ação de Deus em sua existência. No momento em que o homem e a mulher rejeitarem a luz de Deus nas suas vidas, estão automaticamente se excluindo do Reino de Deus.