Olá Miguel Baptista Luanda - Angola!

Desculpe mas para a descrição da sua pergunta corrigi algumas letras em que o seu computador não correspondeu ao Português. Procurei deixar o mais semelhante possível.

Sua pergunta se refere a questão do nome de Jesus, que é apresentado como palavra de Deus, ou verbo, ou ainda o vocábulo logos com o significado de palavra.

Na verdade para este primeiro capítulo de João encontramos dezenas de publicações de livros, artigos, trabalhos para conclusão de cursos de Teologia etc. O assunto é vasto e cheio de interpretações. Este capítulo é tão importante que nas celebrações da Igreja católica no final a última oração era a leitura deste capítulo primeiro de João. Assim ele não está distante de nós. Buscamos sempre compreendê-lo mais.

Em poucas palavras este primeiro capítulo apresenta a abertura do evangelho de João que apresenta a pessoa de Jesus Cristo.

João escrevendo para uma comunidade de cultura grega (a cidade de Éfeso e vizinhanças) não poderia fazer de outra maneira. Apresenta Jesus como filho de Deus, com a missão de transmitir a mensagem divina, por este motivo se entende, Jesus como palavra de Deus, ou “verbo” (do latim = palavra), ou “logos” do grego palavra.

Na sua essência é isto que João quer apresentar em seu evangelho, Jesus, como sendo Deus, participando da criação de todas as coisas e com uma missão divina de ser a palavra de Deus para a humanidade.