Olá Edson Dias de Campo Grande - MS!

A Bíblia como livro divulgado em que muitos lêem divulgam, explicam, nasce na mente das pessoas muitas dúvidas e perguntas. Boa parte destas perguntas pertencem a um grupo chamado de “curiosidades bíblicas”, estás perguntas pouco nos ajudam, apenas ilustram nossa imaginação. E o caso desta pergunta sobre João evangelista.

Lendo a pergunta sobre o apóstolo João, o primeiro pensamento que vem à mente é que não existe escrito na literatura Joanina que fale que João foi jogado em um caldeirão de óleo fervente. Na biografia de Paulo encontramos, mas de João não. Assim podemos dizer que esta é uma pergunta sem resposta ou uma pergunta curiosa. Sabemos, entretanto que a tradição dos padres da Igreja em seus escritos descrevem este fato. A Igreja Ortodoxa Grega divulga o fato.

 

Uma pesquisa na literatura Joanina

Procurei cerficar-me na literatura o que existe descrito da vida de São João, entretanto nada encontrei deste acontecimento de João ter sido jogado em um caldeirão de azeite fervente. Somente a tradição dos padres da Igreja narraram este acontecimento. A Igreja Ortodoxa grega é a que mais divulga este acontecimento em seus escritos.

No site “Ecclesia” da Sacra Arquidiocese Ortodoxa de Buenos Aires, em 5 de abril 2018 na página de abertura a Hagiografia “São João, o “Discípulo do Amor”, encontramos a seguinte citação:

João foi lançado dentro de um caldeirão de óleo fervente; mas o Senhor preservou a vida de Seu fiel servo, da mesma maneira como preservara a dos três hebreus na fornalha ardente. Ao serem pronunciadas as palavras: «Assim pereçam todos os que crêem nesse enganador, Jesus Cristo de Nazaré», João declarou: «Meu Mestre Se submeteu pacientemente a tudo quanto Satanás e seus anjos puderam inventar para humilhá-Lo e torturá-Lo. Ele deu a vida para salvar o mundo. Considero uma honra o ser-me permitido sofrer por Seu amor. Sou um homem pecador e fraco. Cristo era santo, inocente, incontaminado. Não pecou nem se achou engano em Sua boca.»

Estas palavras exerceram sua influência, e João foi retirado do caldeirão pelos mesmos homens que ali o haviam lançado.

Fonte: www.ecclesia.com.br/biblioteca/hagiografia/s_joao_o_discipulo_do_amor.html

 

Concluindo

Encontramos escritos e artigos, que narraram João sendo atirado em um caldeirão de azeite fervente, entretanto estes escritos não são oficiais e nem são aceitos por todos. É melhor nos assegurarmos no texto Bíblico e acreditarmos que o fato não aconteceu. Pertence a crença popular.