Olá Regina Pereira de Serra - ES!

É justa sua pergunta, pois a compreensão da mensagem de Jesus, em forma ampla e profunda passa pela compreensão deste grupo pertencente a sociedade de seu tempo que muitos atrapalharam e condenaram Jesus. Penso que de suas leituras já tenhas uma ideia quem sejam estes fariseus, mas deixo mais alguns elementos vindo das leituras e cursos de Novo Testamento que foram acompanhados.

Quem eram os Fariseus?

A origem deste movimento tem como ponto de partida a classe trabalhadora. Os surgimentos deles provem dos “piedosos” que pertenciam a luta armada de Judas Macabeu. Eles provinham, na época de Jesus das camadas sociais dos artesãos, pequenos comerciantes e gente pertencente à classe média.

Tinham características de serem nacionalistas e de odiarem os estrangeiros. Na época de Jesus eram moderados e aceitavam a política da convivência imposta pelos conquistadores romanos.

Na Judeia eles faziam a política dos sacerdotes de Jerusalém e das classes ricas de Jerusalém.

Os fariseus e suas atitudes políticas.

Conseguiram manipular o povo e exerce autoridade sobre ele. Aparentemente se apresentavam como partido das massas populares e contra a aristocracia. O povo sem alternativa os respeitavam, pois possuíam peso político sem exercerem o poder.

A ideologia dos fariseus.

 - Alimentavam o ideal de expulsão dos estrangeiros, que queriam acabar com a religião e com a cultura judaica.

- Organizaram as Sinagogas depois da destruição do Templo (70 d.C.) e passaram ter grande poder.

- Por causa da conduta moral eram respeitados pelo povo.

- Conheciam e estudavam a lei, os mandamentos de Moisés.

-Quanto à doutrina: acreditavam na ressurreição; Deus interviria e salvaria Israel; o Messias expulsaria os Romanos; preparavam o dia de Javé com orações e jejuns.

Fontes:

BRAKEMEIER, Gottfried, Mundo Contemporâneo do NT, Sinodal, São Leopoldo, 1984.

ACO – CPO,  A História do Povo de Deus. 3 volume,