Olá David Neves de Vacaria!

Interessante pergunta, mas de complicada resposta. Encontramos muitos textos ao longo da Bíblia Sagrada desde a literatura Profética, os evangelhos, as cartas Paulinas e até no livro do Apocalipse, que falam deste assunto: “Criação ou Geração de Jesus pelo Pai”. Por exemplo um dos textos que falam de Jesus criado por Deus “Jesus é o primogênito de toda a Criatura criada por Deus” como encontramos passagens que falam que Jesus foi gerado. Cada um destes textos bíblicos que falam a respeito da origem de Jesus podem a critério do estudioso que interpreta reforçar ou a criação de Jesus pelo Pai, ou de Jesus ter sido gerado ou melhor entendido que Jesus é eterno, não foi criado e nem gerado.

Paulo aos Colossenses, afirma:

“Ele é a imagem do Deus invisível, o Primogênito de toda a criatura” (Cl 1,15) Bíblia de Jerusalém .

Com base na expressão o primogênito de toda a criação, alguns afirmam que Jesus foi o primeiro a ser criado por Deus, em toda a criação. O melhor é entender Jesus como criador, presente na criação, seguindo a leitura de Colossences o texto é claro:

“porque nele foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra, as visíveis e invisíveis: Tronos, Soberanias, Principados, autoridades, tudo foi criado POR ELE, e para Ele.” (Cl 1,16) Bíblia de Jerusalém

Entretanto, sem nos ater nas intermináveis discussões teológicas que a pergunta sugere, das leituras e estudos feitos, dizemos que Jesus não foi criado pelo Pai e nem foi gerado. Mas Ele existiu desde toda a eternidade. No início da criação Ele estava junto com o Pai participando da obra da criação.

No evangelho de João 1: Jesus sempre existiu.

Lendo com atenção o início do evangelho de João encontramos uma resposta para a pergunta:

Vejamos o que diz o texto:

1No princípio era o Verbo (Jesus) e o Verbo (Jesus estava com Deus e o verbo (Jesus) era Deus. 2No princípio, ele estava com Deus. 3 Tudo foi feito por meio dele e sem ele nada foi feito de tudo o que existe.4 Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens. (João 1,1-4) Bíblia de Jerusalém.