Olá  Vilazaro da Silva de Santa Cruz do Capibaribe -  PE!.

No texto do Novo Testamento encontramos centenas de citações dos livros do Antigo Testamento.

É um recurso literário para esclarecer aos ouvintes. N0s evangelhos encontramos muitos textos esclarecendo argumentos que Jesus apresentava.

Paulo era um profundo conhecedor do Antigo Testamento. Ele foi enviado por seu Pai a Jerusalém para frequentar a Escola de Gamaliel. Tornou-se um fariseu conhecer da lei e dos escrito Antigo Testamentários.

Paulo em suas cartas, utilizou muito o recurso do texto do Antigo Testamento para explicar as verdades ensinadas por Jesus e convencer seus ouvintes.

Não vou colocar aqui um elenco de textos, pois seriam tantos que tornariam a leitura enfadonha, apenas alguns textos ilustrativos, que poderão ajudar na compreensão de sua pergunta.

Por exemplo quando Paulo fala da infidelidade de Israel:

Romanos 9,27:

“Isaias, por sua vez, proclama a respeito de Israel: Mesmo que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o resto é que será salvo...” Bíblia de Jerusalém.

O texto do profeta Isaías é ilustrativo para a compreensão que Paulo quer dar: os estrangeiros também tem direito a salvação.

Ou outra passagem:

“Conforme está escrito: Quão maravilhosos os pés dos que anunciam boas notícias”(Romanos 10,15) Bíblia de Jerusalém.

Usando o profeta Isaías 52,7 como argumento da escritura, Paulo novamente fala da rejeição de Israel a luz que é Jesus Cristo, porque foram rebeldes a está luz.

Assim seguem as cartas de Paulo, nelas encontramos centenas de citações do Antigo testamento. Paulo utilizou muito este recurso em seus discursos, para convencer os Judeus que conheciam o Antigo Testamento e se voltarem para o ensinamento de Jesus.