Infelizmente parece que a passagem que você indica não corresponde exatamente ao texto. De fato 1Pedro 5,13 diz coisas completamente diferentes de "coerdeiros". É provável que o texto que você quis citar seja 1Pedro 3,7, onde aparece essa palavra. Nesse caso, como se pode consultar aqui, a King James traz “co-herdeira” e a Almeida traz “herdeira”. Apesar da incongruência entre os dados constatados e a sua pergunta, é possível tratar do tema de maneira mais ampla.

 

Coerdeiros (em Portugal Co-herdeiros)

A palavra grega usada é συγκληρονόμος (synklēronomos - syn+kleronomos). Aparece 4 vezes no Novo Testamento:

  • Romanos 8,17: Se somos filhos, então, também somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se realmente participamos dos seus sofrimentos para que, da mesma maneira, participemos da sua glória (King James).
  • Efésios 3,6: Os gentios são coerdeiros, membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho (Almeida Revista e Atualizada)
  • Hebreus 11,9: Foi pela fé que residiu como estrangeiro na terrta prometida, morando em tendas com Isaac e Jacó, os co-herdeiros da mesma promessa (Bíblia de Jerusalém)
  • 1Pedro 3,7: Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus coerdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações (Almeida Revista e Corrigida).

Coloquei traduções diferentes para mostrar como existe coerência nas traduções, todas usando o mesmo "coerdeiro". De fato, não se trata de uma tradução difícil. A única edição onde encontrei alguma dificuldade com o uso de "coerdeiro" foi na NTLH, que prefere não usá-lo (veja aqui).

A mensagem desses texto é bem clara. A mais rica é sem dúvida a teologia presente em Paulo, em Romanos. Através desse texto se descobre como sendo filhos de Deus, como Jesus, participamos com ele da glória que o Senhor reserva para seus filhos.

O texto de 1Pedro traz uma mensagem que promove a igualdade de direitos entre marido e esposa, homem e mulher, porque ambos foram criados por Deus e dEle receberam a vida.