Olá Fernando de Lima de São Carlos - SP!

O que sabemos da família de Paulo, Pai, Mãe, irmão, antepassados, origem etc, encontramos naquilo que está escrito das cartas Paulinas. Esta é a melhor fonte de informações.

Lamentávelmente, nas cartas poucas informações encontramos a respeito de seu Pai e Mãe.

Procurei fazer um levantamento nas diversas biografias de sua vida que foram publicadas, mas em todas ela existe o mesmo argumento. Poucas informações sobre os Pai e trabalho.

O que posso te adiantar em sua busca destas informa;cões, é que Paulo pertence a uma família judaica radicada na cidade de Tarso. Sua origem é a Galileia, norte da Palestina, e a primeira língua que aprendeu, foi o aramaico, que conhecia muito bem.

Possuia o titulo de cidadão Romano, que o defendeu, muitas vezes de prisões e açoites.

 

Como Paulo possuía a cidadania Romana

Esta cidadania romana de seus pais, nos ajude a compreender alguns aspectos de seu Pai. Provavelmente era comerciante, como acontecia com todos os Judeus espalhados pelo Império Romano na diáspora. Como comerciante era bem de vida, e possuía o título de cidadão romano por compra ou por um deferência do Império Romano .

As condições econômicas do Pai ajudaram a dar-lhe boa formação grega nas escolas gregas de Tarso.

Como judeu, seus pais eram da família da tribo de Benjamin, do grupo dos fariseus, conhecia e foi instruído na observância da lei judaica. Foi aluno de Gamaliel em Jerusalém

Como bom judeu, aprendeu uma profissão herdada de seus pais, comerciantes numa região que existia produção de tecido vindos dos pelos de cabras, e tecidos para tendas. Este foi seu ofício. Tarso era importante centro comercial de venda de tecidos, de origem do pelo de Cabras.

 

O que fazia sua mãe ou quanto influenciou Paulo

As biografias de Paulo pouco falam de sua Mãe.

 A realidade era essa: uma mãe judia que seguia à risca as normas religiosa judaicas do farisaísmo.