Um grupo de arqueólogos das universidades de Los Angeles e Southern California, de Israel e dos Territórios Palestinos desenvolveram o primeiro mapa detalhado das atividades arqueológicas de Israel e da Palestina. O mapa ganhou o prêmio Open Archaeology Prize da Escola Americana de Pesquisa Oriental, a principal organização em relação às atividades arqueológicas do Oriente Médio.

O mapa está OnLine e pode ser encontrado no Site da Biblioteca Digital da Universidade Southern California, que utiliza o portal de Google Map. O endereço é http://www.digitallibrary.usc.edu/wbarc/ O site mostra mapas satelitares interativas, presentando as posições de cerca de 7 mil lugares arqueológicos da região.

Um membro do grupo de trabalho, Ran Boytner, director da pesquisa internacional no Cotsen Institute of Archaeology lembrou que a importância de publicar este dados não pode ser substimada e acrescentou que pela primeira vez os palestinos e israelianos podem consultar esse mapa interativo e ter uma idéia do patrimônio cultural que irá sob o controle das respectivas partes durante as negociações do processo de paz.