Olá Renan Santiago de Sousa do Rio de Janeiro - RJ!

Melhor e começarmos com a leitura do versículo que se refere este episódio, na região da Fenícia (Tiro) em que culmina com a expulsão do demônio de sua filha.

Vejamos um dos versículos: 27 “Êle disse: “Deixa que primeiro os filhos se saciem porque não é bom tirar o pão dos filhos e atirá-lo aos cachorrinhos”. (Marcos 7,27) Bíblia de Jerusalém.

O contexto para a compreensão é importante, desta fala de Jesus com a mulher sírio-fenícia. Jesus está fora do território de Israel. Jesus se encontra em território pagão. Tinha passado a fronteira do norte onde se encontrava, no território da Galiléia. A compreensão judaica era que milagres ou a ação divina só podia acontecer em território Israelita. Jesus vai além está demostrando que a salvação, a era messiânica também começou para os pagãos, todos tem a possibilidade de serem filhos de Deus.

Segundo ponto a considerar, A expressão “cachorro” é usada pelos judeus para identificar os pagãos. O cachorro era um animal impuro, como os pagãos são impuros.

Jesus no texto embora utilize palavras duras para responder a súplica da mulher: “rogo que expulse o demônio de minha filha”, Jesus diz a mulher “Deixa que primeiro os filhos se saciem porque não é bom tirar o pão dos filhos e dá-los aos cachorrinhos (Jesus diminui a descriminação aos pagãos usando o termo no diminutivo: cachorrinhos” mas a mulher não desanima, e ganha a atenção de Jesus, “os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa”. Jesus gostou da resposta e mandou a mulher para casa, (Marcos evita que Jesus entre na casa da pagã) o milagre é a distância.

Concluindo: Jesus por suas palavras e ações mostra a todos e a seus discípulos que é enviado pelo Pai para resgatar a todos, o seu ministério se estende a todos. Jesus abre as portas do Reino de Deus a todos depois da ressurreição.