Olá Eduardo de Feira de Santana - BA!!

Para início de conversa nos evangelhos muitas vezes aparece nas narrações discussões que Jesus enfrentou com os escribas e fariseus. Vejamos o texto de Mateus 23,2:

“Os escribas e fariseus estão sentados na cátedra de Moisés” (Mateus 23,2) Bíblia de Jerusalém.

(Neste texto cátedra de Moises se refere a sinagoga)

Quem eram os Escribas?

Eles eram encarregados para ensinar e interpretar as escrituras, que tinham muito se dedicado e estudado. Eles traduziam as escrituras, Abriam escolas para o ensino da escritura e a interpretação da lei. Se preocupavam para que as sinagogas funcionassem.

Podemos dizer que os escribas eram os especialistas da lei judaica. Enquanto os sacerdotes no templo se dedicavam aos sacrifícios de animais, os escribas explicavam as escrituras e pesquisavam as interpretações da lei.

Muitos pertencentes ao grupo político dos fariseus, recebiam instruções das escrituras e da lei e se tornavam escribas-fariseus.

A ideologia dos escribas

Apesar do povo manter respeito aos escribas, passaram a ter medo deles depois que começaram a controlar ideologicamente o povo. Muitos deles estavam ligados a classe dominante.

Quem eram os Fariseus:

A origem deste movimento tem como ponto de partida a classe trabalhadora. Os surgimentos deles provem dos “piedosos” que pertenciam a luta armada de Judas Macabeu. Eles provinham, na época de Jesus das camadas sociais dos artesãos, pequenos comerciantes e gente pertencente à classe média.

Tinham características de serem nacionalistas e de odiarem os estrangeiros. Na época de Jesus eram moderados e aceitavam a política da convivência imposta pelos conquistadores romanos.

Na Judeia eles faziam a política dos sacerdotes de Jerusalém e das classes ricas de Jerusalém.