Há muito interesse em refletir sobre o que a Bíblia pensa sobre tuatuagem. A confirmação disso são as várias respostas que já postamos aqui sobre esse tema. Em Levíticos 19,28 há uma clara referência a essa prática:

Não façam incisões no corpo por algum morto, nem façam tatuagens. Eu sou Javé.

Como muitos aspectos bíblicos, essa sentença precisa ser colocada no seu contexto. Isso é tanto verdade que no versículo anterior, em 19,27, o autor de Levíticos diz que os homens não podem aparar a barba. Obviamente, ninguém segue, hoje em dia esse preceito e não há escândalo por isso.

Os preceitos indicados no capítulo 19 querem ser elementos indicativos da identidade do povo hebreu, que não pode seguir o costume dos povos pagãos, que não acreditavam em Javé. Os povos pagãos, em situações de luto, costumavam “fazer incisões no corpo e tatuagens”. Para marcar a diferença com ele, o hebreu não podia seguir o mesmo costume.

 

A cada época a sua roupa

Quando falo de costumes descritos na Bíblia, costumo citar o mundo digital em que vivemos. Esse tema é extramamente longe do mundo bíblico e marca de maneira evidente o nosso modo de agir. Mesmo a Bíblia não falando dele, nós não podemos ter relação com esse tema. Trata-se de algo atual, do qual a Bíblia não podia falar. Há valores descritos na Palavra de Deus que servem para indicar o comportamento correto diante do mundo digital; e aí reside o valor da mensagem bíblica.

Incorre em grande erro quem procura isolar maneiras de comportamento bíblico, meramente exterior, e tenta aplicá-lo em uma época que não tem nada a ver com o contexto temporal bíblico. O leitor do texto sagrado precisa ter a maturidade de ler a Bíblia e colher o seu significado mais profundo e não aquele aparente, relacionado com os aspectos temporais do contexto bíblico. Aquele que liga comportamentos bíblicos exteriores com o mundo de hoje corre um perigo muito grande de se enganar em relação ao valor da Palavra de Deus.

 

Tatuagem sim ou não?

Depende da sua formação e do contexto em que vive. O fato que não faria e nem quisesse que um filho meu fizesse não significa que vou julgar uma pessoa porque tem uma tatuagem. Só espero, visto o carácter indelével daquilo que se escreve, que a pessoa seja bastante sóbria para saber o que está escrevendo sobre o próprio corpo.

As palavras que você indicou, do meu ponto de vista, não são estranhas e nem provocam escândalo.