Não existe possibilidade de determinar a idade de Zacarias, pai de João Batista, o precursor do Messias (João Batista não é João evangelista; são dois personagens diferentes!). Lucas, o único evangelista a menicionar o anúncio do nascimento de João Batista (1,5-25), diz apenas que os pais do Batista "eram de idade avançada". Essa informação não basta para determinar a idade deles. Portanto, todo esforço e hipóteses seriam mera especulação.

Invés, o fato do evangelista sublinhar a esterelidade de Isabel e a idade avançada dos dois tem um objetivo bem claro: quer sublinhar a grandeza do evento que está para acontecer. É algo tão grande que foge à lógica humana e pode simplesmente ser obra divina.

Em Gênesis 18,11 há uma referência que nos ensina, quando diz que "Sara e Abraão eram velhos, de idade avançada, e Sara deixara de ter o que têm as mulheres". Também aqui o autor sagrado está para anunciar uma ação importante do Senhor, o nascimento de Isaac. Também a mãe de Sansão, em Juízes 13, é apresentada pelo autor como "estéril", como em 1Samuel 1,5 se diz de Ana, mãe de Samuel, a quem "o Senhor tinha fechado o seu seio".

A narração de Lucas quer simplesmente mostrar a importância do Batista, que revelará a seus seguidores quem é Jesus, o Messias esperado.